Select Page

“A nossa vida muda quando assumimos um compromisso connosco e com os nossos objetivos”, começa por explicar em entrevista à exKlusiva, Marta Soares, Inner Journey Coaching. Depois de anos a trabalhar em ambiente corporativo, Marta Soares, decidiu mudar não só a sua vida, como as dos outros. Através do coach e do projeto “Inner Jouney Coaching” procura ajudar as pessoas a atingirem os seus objetivos.

ExKlusiva (E) – Trabalhou na área do marketing, num ambiente de multinacional. O que a motivou para uma mudança de vida tão radical?

Marta Soares (MS) – Foram 13 anos de experiência a fazer algo que gostava com pessoas fantásticas. Porém, sentia cada vez mais que não estava a viver o meu propósito de vida e sair foi a motivação que eu precisava para ir atrás do que me fazia feliz em termos profissionais: ajudar os outros.

E – O que a levou a fundar o projeto “Inner Jouney”?

MS – O projeto “Inner Journey”, que significa a viagem dentro de nós, nasceu quase naturalmente quando comecei a perceber que nunca me teria encontrado a mim mesma, como ser humano, mulher e profissional, se não tivesse feito essa viagem interna de descoberta pessoal. Com essa consciência criei um programa específico de Coaching que enquadra todos os meus conhecimentos e a minha experiência pessoal.

E – Não só mudou de vida, como se dedicou a ajudar os outros?

MS – Orgulho-me do trabalho dos meus clientes, do compromisso que assumem com eles próprios todos os dias para atingirem os seus objetivos. Sinto ser parte desse compromisso e da mudança que vejo todos os dias acontecer na vida deles e isso é um estímulo para continuar.

E – Que formação realizou para se tornar Life Coach?

MS – Tenho formação em Coaching, mas fiz muitas outras formações como Progra
mação Neuro-Linguística, Inteligência Emocional, Hipnose, Método Louise Hay, entre tantas outras.

E – Como é que o Coaching pode mudar a vida de alguém?

MS – Adoro essa pergunta. Não é o Coaching que muda a vida de alguém. Também não sou eu. A nossa vida muda quando assumimos um compromisso connosco mesmos e com os nossos objetivos. O coach e o processo de Coaching é um facilitador do processo que necessitamos colocar em movimento e, frequentemente ajudanos a atingir os nossos objetivos rapidamente e com menos esforço. Fazendo uma comparação, não é o ginásio que muda o meu corpo, tão pouco é o treinador. O que muda o meu corpo é o meu compromisso interno e o meu esforço. Claro está que sem ginásio nem treinador é muito mais moroso.

E – Presta um “acompanhamento” muito personalizado?

MS – Sim! Acabo por conhecer particularmente bem os meus clientes. Contudo, é muito importante compreendermos o nosso papel. Geralmente um amigo ou familiar oferece-nos opiniões de acordo com a forma como vê o mundo, que é frequentemente, diferente da nossa. Um coach não nos entrega soluções, mas antes, ajuda-nos a encontrarmos as nossas próprias soluções, aquelas que fazem sentido para nós.

E – No seu papel, ainda que “amiga”, tem sempre em mente um objetivo. O foco está sempre muito presente enquanto profissional?

MS – Sem dúvida. Essa é uma das primeiras lições do Coaching. Se não nos focarmos no nosso objetivo, levaremos muito mais tempo para o atingir. Napoleon Hill tem uma frase que adoro e que diz “Define um objetivo e torna-o numa obsessão”.

E – Quais são os problemas e os desafios que as pessoas se deparam atualmente?

MS – Atualmente a maioria das pessoas que conheço vivem a frustração de que a vida que têm não é a vida que sonhavam para elas. Sentem-se frustradas com decisões, profissões, relações e dinheiro.

E – A sua forma de trabalhar é diferenciada conforme as situações que encontra?

MS – Creio que cada coach tem sempre um processo diferente de trabalho, pela pessoa que é e pela forma como integra os seus conhecimentos no processo. O programa “Inner Journey” foi criado a partir do meu próprio processo pessoal, portanto é claramente diferenciado pois utilizo um conjunto de ferramentas que me faz sentido e que adapto a cada cliente de forma muito única.

E – Os dias passam a correr e, quase sem darmos conta, começamos a perceber que todos os nossos grandes sonhos foram ficando para trás. Os “clientes” chegam até si desanimados ou esperançosos?

MS – No processo encontramos todo o tipo de clientes, dos profundamente frustrados e zangados com a vida até aos motivados e cheios de esperança no futuro.

E – São as pessoas que mudam ou é a forma como encaram as situações?

MS – Quando nos comprometemos connosco mesmos a fazer o processo necessário para atingir o que sabemos que nos tornará felizes, há uma transformação inegável em nós, quer pela forma como encaramos as situações, quer pela forma como assumimos a responsabilidade pela nossa felicidade. Nesse momento começa a nossa mudança.

E – As pessoas mudam ou transformam-se?

MS – As pessoas acima de tudo descobrem-se! Quando tomam a iniciativa de tirar as máscaras que foram criando, descobrem quem são realmente, sem as influências externas, as pressões sociais ou as crenças limitadoras. Esse momento é realmente mágico.

E – O acompanhamento decorrer durante quanto tempo?

MS – Não há um botão automático que nos dá as soluções que procuramos ou alguém já estaria muito rico com essa descoberta (risos). O meu programa é adaptado às necessidades e evolução dos clientes, portanto cada caso é um caso e cada sessão é uma sessão. Tal como é para mim sagrado o acompanhamento que faço através das redes sociais, porque acredito que o meu trabalho é estar presente quando o cliente precisa e não apenas quando a sessão está marcada.

E – Habitualmente trabalha com uma série de parceiros. Essa é uma vantagem complementar para quem a procura?

MS – Sempre que conheço alguém novo pergunto-me “De que forma esta pessoa pode contribuir para o meu propósito de vida?”. Muitas vezes a resposta são ideias fantásticas de parcerias únicas e especiais que os meus clientes vêm como uma maisvalia, começando por exemplo pelo local
onde trabalho, o atelier de artes Vera Santos Silva.

E – Numa frase defina o projeto “Inner Jouney”?

MS – O projecto “Inner Journey Coaching”, através de sessões individuais, sessões de grupo, formações e produtos, ajuda-nos a descobrir quem somos e a atingir a pessoa que queremos ser.

E – Quais são as perspetivas para o futuro do projeto “Inner Jouney”?

MS – Tenho dedicado cada vez mais tempo a formações específicas em determinadas áreas, como o workshop de Coaching Financeiro em parceria com uma empresa de Network Marketing. Estou também a trabalhar com o Dr. Jean-Phillippe Marcoux, autor de um conceito altamente inovador de perfis sociológicos. E brevemente lançarei em parceria com a minha colega e amiga, Filipa Poeta, um conjunto de produtos de desenvolvimento pessoal.